quinta-feira, 15 de março de 2012

Experiências do Projeto "Balde Cheio" promove seus primeiros resultados no município de Carnaúba dos Dantas

0 comments

O objetivo do projeto que tem parceria com a prefeitura municipal é promover o desenvolvimento da pecuária leiteira via transferência de tecnologia. O projeto vem mostrando que é possível produzir leite gastando menos.

Inicialmente o Projeto Balde Cheio se preocupa em erradicar a fome do rebanho, orientando qual é o melhor sistema de plantio, qual o melhor tipo de capim a ser implantado na propriedade, sempre levando em conta as possibilidades de cada produtor. Mas não para por ai, o projeto visa também a sanidade animal (saúde do animal) e a questão econômica.

Temos em nosso município seis produtores rurais participando do projeto, e se mostrando satisfeitos com os primeiros resultados. O aumento na produção de leite já pode ser notado, a redução da quantidade de concentrado comprados nos armazém já pode ser observada, isto tudo usando menos área da propriedade.

Em nosso município o projeto esta trabalhando com o sistema de pastagem irrigada rotacionada, possibilitando oferecer alimento de boa qualidade durante o ano todo, deve levar em consideração que antes do projeto tinha produtor que queimava xiquexique para que seu rebanho não morresse de fome. A área plantada é separada por cercas que vai sendo utilizada gradativamente.

Hoje estão alegres em ver que seus animais estão conseguindo manter a produção durante todo o ano.

No próximo dia 21 de março, lá propriedade de João de Ladislau (Garrotes) acontecerá Um dia de Campo, que consiste em avaliação e troca de experiências sobre o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário