terça-feira, 11 de agosto de 2015

A MÃO QUE DÁ É A MESMA QUE TIRA: Dilma ferra com estudantes do FIES

0 comments
O decreto é da presidente Dilma
Um decreto da presidente Dilma Rousseff (PT) divulgado hoje deixa os pretensos estudantes Fies ainda mais desanimados.

O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (11), no ‘Dia do Estudante’ e oficializa a redução de doze meses no prazo para que os estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) parcelem a dívida do financiamento. A determinação passa a valer a partir de amanhã mas felizmente não altera os contratos já vigentes.

Até a publicação desta terça, o saldo devedor dos alunos poderia ser parcelado “em período equivalente a até três vezes o prazo de permanência do estudante na condição de financiado, acrescido de doze meses”, como informava o decreto nº 7.790, de 15 de agosto de 2012, assinado pela própria presidente. Os doze meses de acréscimo foram retirados do texto original.

A alteração afeta apenas os futuros beneficiários do Fies. Ou seja, só quem ainda vai preencher as novas vagas do programa terá o período para amortização da dívida reduzido.

A medida, portanto, já vigorará nos contratos assinados para o segundo semestre do Fies. A divulgação da lista de pré-selecionados para o segundo semestre seria feita nesta segunda-feira (10), mas precisou ser adiada por conta de uma determinação da Justiça.

O novo decreto não altera a determinação anterior de que o financiamento de cursos superiores com o Fies deve começar a ser pago no início do décimo nono mês após a conclusão do curso. A dívida pode ser quitada antes, mas apenas caso a antecipação do pagamento seja de interesse do estudante.

Com informações do G1, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário